Onde morar em Edmonton?

Você está visualizando atualmente Onde morar em Edmonton?

O processo de mudança para uma nova cidade é sempre uma aventura. Você não conhece muito sobre o lugar, não sabe quais as melhores áreas para morar ou se aquele apartamento para alugar com preço ótimo que você viu fica numa vizinhança segura ou não. Quando a cidade é em outro país, a sensação de estar perdido é maior ainda. Então para aqueles que estão considerando adotar Edmonton como seu novo lar, separamos algumas dicas sobre os bairros e regiões da cidade.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é seu estilo de vida: é solteiro? Casado? Tem filhos? Quer praticidade? Prefere estar no centro do agito? Não abre mão do carro ou se satisfaz com transporte público? Saber as respostas para essas perguntas já é um bom começo na hora de filtrar as localidades.

Aliás, se vem com filhos em idade escolar, é sempre bom fazer uma pesquisa prévia sobre as ofertas locais de ensino público, além da proximidade com praças e parquinhos.

 

A cidade

Edmonton é dividida em quatro áreas: North (Northwest/Northeast), West, South (Southwest/Southeast) e Central. Basicamente tudo que fica acima do rio North Saskatchewan, que corta a cidade, é considerado Norte, e tudo que fica abaixo, Sul.

O centro da cidade fica bem no miolo de Edmonton, na região Central, com os demais bairros se organizando ao redor de Downtown. E aqui vale a regra de ouro: quanto mais perto do centro, mais prática será a sua vida.

imigração

 

Central (Downtown)

O centro de Edmonton fervilha como em qualquer cidade grande. Ele é o coração da capital de Alberta, um lugar apinhado de restaurantes, de lojas, de pessoas. É onde fica a prefeitura, o prédio da Alberta Legislature e a Churchill Square, espaços onde sempre tem algum evento acontecendo. É também lar do novíssimo Ice District, região que está sendo revitalizada com novos centros comerciais e residenciais de alto padrão (além de opções de entretenimento como o Rogers Place, arena coberta que recebe não apenas jogos de hockey, mas vários shows de grande porte). E, como em todo centro, é bem servido de transporte público, com suas várias linhas de ônibus e estações de metrô.

Morar em Downtown, portanto, é excelente para quem não quer gastar com carro em um primeiro momento.

Se, no entanto, você não quiser ficar no meio da agitação do centro (que, em compensação, fica um pouco vazio nos finais de semana), uma dica é procurar bairros próximos, mas ainda centrais. Um bom exemplo é Oliver, que fica a poucos minutos de Downtown e ainda se beneficia da praticidade de ter lojas e restaurantes a poucos minutos a pé de distância. A vantagem é que é um bairro majoritariamente residencial, então espere ver muitos parques, bicicletas, pequenos condos e casinhas sem muros pelas ruas de Oliver. Com ciclofaixas por toda parte, é um dos lugares preferidos dos jovens adultos.

E se pretende estudar em Edmonton, a área Central ganha pontos mais uma vez: a maioria dos colleges ficam no centro ou bem perto dele (como os colleges Norquest e NAIT e a universidade MacEwan).

Evite, no entanto, áreas como Chinatown e Boyle Street, regiões com índices de criminalidade acima da média da cidade.

imigração

 

South

Quanto mais para o Sul você se dirigir, mais cenário de filme americano você vai encontrar. O chamado Southside, região que abarca as áreas Southwest e Southeast da cidade, é o lugar das casas de dois e três andares típicas do subúrbio norte-americano. A região é excelente para quem tem filhos, dada a tranquilidade e amplo espaço de lazer. Por ser mais distante, acaba tendo também preços mais em conta, o que pode ser um diferencial para quem precisa alugar uma casa ou apartamento de dois ou mais quartos. E tem a vantagem de ser servido pela linha do metrô e por alguns terminais de ônibus, com ligação para a Universidade de Alberta, a Universidade MacEwan e os colleges NAIT e Norquest. Mas atenção: o metrô só chega até o bairro de Blue Quill, e sobe em linha reta até o centro. Portanto, cuidado para não se afastar demais e perder muito tempo em baldeações.

Um parênteses, entretanto, deve ser dado. Se trata de um simpático bairro chamado Strathcona, que, apesar de geograficamente ficar na área sul da cidade, ele é quase como um pedaço à parte.

Strathcona fica logo depois do rio, o que faz com que seja relativamente perto de Downtown (basta cruzar uma ponte, afinal). E é lá que fica uma das ruas mais famosas da cidade: a Whyte Avenue.

A Whyte é a avenida mais badalada de Edmonton, cheia de bares, restaurantes, lojas indies e uma vida noturna concorrida. É onde você vai ver movimento todos os dias (e noites), com pessoas aproveitando a áurea boêmia e hip-chic da região, paquerando vitrines ou jogando conversa fora em uma mesa de bar na calçada.

Seu bairro vizinho, Garneau, é também o lar da Universidade de Alberta, o que significa que acaba abrigando vários estudantes. Mas não se engane: a região pode ser bem cara! No entanto, se você curtir a atmosfera do lugar, vale a pena garimpar um bom apartamento na região. Se vier sozinho, a dica é procurar um estudante disposto a dividir o aluguel.

E para melhorar ainda mais, uma estação de metrô e um terminal de ônibus ficam coladinhos com a Universidade de Alberta.

imigração

 

West

O lado West da cidade (ou, como chamam aqui, o Westside) é uma boa opção para quem quer encontrar preços mais em conta sem se afastar tanto do centro. Alguns bairros, como Glenora e Westmount, ficam perto de Oliver e compartilham entre si a tranquilidade de suas ruas residenciais. Apesar disso, ainda encontram a praticidade e o burburinho das lojas e cafés de rua da popular 124 Street.

Evite, no entanto, se distanciar demais. Quanto mais para oeste, mais industrial fica a cidade. Além disso, as ramificações do metrô ainda não chegaram até lá, o que pode dificultar a vida de quem depende do transporte público.

Uma curiosidade: é no Westside que se encontra o West Edmonton Mall, maior shopping center da América!

 

North

O bairro de Highlands, no Northside, já foi considerado um dos melhores bairros para se morar do Canadá. O lugar calmo, cheio de casinhas e ruas arborizadas conta com a privilegiada vista do River Valley, uma área verde enorme que contorna todo o rio North Saskatchewan. É uma ótima localização para quem quer estudar na Universidade Concordia, já que a instituição de ensino é praticamente vizinha da região.

Assim como o Westside, a recomendação é evitar se afastar demais. O sistema de metrô chega a abranger alguns bairros do norte, o que é um ponto positivo para a área. No entanto, várias localidades são consideradas problemáticas, seja por problemas de criminalidade ou moradores de rua, como Abbostfield, Beverly, Parkdale e Alberta Avenue.

Uma opção para quem não se incomodar em ficar distante do centro e gastar alguns minutos no trânsito é a cidadezinha de St. Albert. Essa pequena cidadela ao norte de Edmonton acaba sendo escolhida por quem prefere um clima de interior e preços baixos. O lugar tem uma boa qualidade de vida e, de carro, fica a meros 30 minutos do centro de Edmonton.

 

Como pesquisar

O site mais popular para pesquisa de aluguéis é o Kijiji, um site canadense de classificados. Uma outra boa opção é o PadMapper, que mostra os aluguéis disponíveis em um mapa, facilitando a visualização.

Outro site bacana é o WalkScore, que calcula, a partir do endereço que você digitar, uma nota baseada nos arredores do lugar (bairros com bom transporte público e lojas próximas, por exemplo, costumam ter nota alta).

E não se esqueça: bom mesmo é conhecer pessoalmente cada apartamento ou casa antes de fazer a decisão final. Ande pelo bairro, preste atenção nas pessoas que circulam por ali e note as opções locais de compras, ônibus e metrô. Sinta a atmosfera do lugar. São esses pequenos detalhes que, no fim do dia, fazem toda a diferença.

Sites:

Kijiji – www.kijiji.ca

PadMapper – www.padmapper.com

WalkScore – www.walkscore.com

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto: Juliana Durso

 

Fontes:

Avenue Edmonton

City Of Edmonton

Wikipedia