Seguro de Saúde na Província de Alberta

Você está visualizando atualmente Seguro de Saúde na Província de Alberta

Uma das maiores preocupações dos brasileiros que chegam à província de Alberta é a respeito do funcionamento do sistema de saúde público. As dúvidas geralmente envolvem a questão da cobertura, ou seja, quem tem direito?

Inicialmente é importante frisar que, até que você seja elegível para a cobertura da AHCIP (Aberta Health Care Insurance Plan), é aconselhável a aquisição de um seguro de saúde de visitante, oferecido por diversas companhias privadas, já que os custos dos cuidados com a saúde podem ser muito altos para os indivíduos não segurados.

Para instruir o pedido de cobertura do Alberta Health para residentes temporários, ou seja, aqueles que não tem ainda a residencia permenante ou nao são cidadãos canadense, são exigidos dos candidatos um dos seguintes documentos:

  • Permissão de trabalho por um período de no mínimo 6 meses
  • Permissão de estudo
  • Permissao de visitante “visitor record”

Todos os estudantes tem direito ao AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Estudantes internacionais que têm uma permissão de estudo de no mínimo 1 ano tem direito ao Alberta Health. Porém, caso o seu curso tenha duração de pelo menos 3 meses mas você tem a intenção de permanecer em Alberta por pelo menos 1 ano, você também pode solicitar o AHCIP. Neste caso, além de apresentar sua permissão de estudo, você precisa apresentar uma carta comprovando essas intenções.

Irei cursar um programa de ingles, terei direito ao AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Sim, contanto que a duração de sua permissão de estudos seja de pelo menos 3 meses e você tenha  intenção de permanecer na província por pelo menos 1 ano.

Meus familiares terão direito ao AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Caso você seja cônjuge ou filho acompanhante de um estudante ou trabalhador temporário, que tenha direito ao Alberta Health Care, você poderá solicitar o seu seguro saúde como dependente. Neste caso, você precisará apresentar, juntamente com os documentos de seu familiar, sua permissão temporária, seja ela uma permissão de estudo, trabalho ou de visitante.

Caso você seja um estudante internacional, menor de 18 anos, e esteja desacompanhado de seus pais, você precisará ser adicionado no plano de saúde de seu guardião “custodian”.

Visitantes tem direito ao AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Não, apenas se você tiver uma permissão de visitante por ser acompanhante de um estudante ou trabalhador temporário, que tenha direito ao Alberta Health Care.

Para aqueles que não tem direito ao Alberta Health Care, é de extrema importância sair do Brasil com um seguro de saúde válido para visitantes.

Qual a validade do AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Para aqueles que tem direito ao sitema de saúde publico de Alberta, uma das grandes vantagens é que ele não possui carência. Porém, o candidato precisa se inscrever nos primeiros 3 meses após sua chegada. A cobertura é válida a partir da data da sua chegada em Alberta até a data de validade indicada na sua permissão de trabalho, estudo ou visitante.

Quando o seu documento de entrada no Canadá expirar, sua cobertura da Alberta Health Care terminará. Se você pretende permanecer em Alberta e deseja manter sua cobertura de Alberta Health Care, recomendamos que se informe com o IRCC a respeito dos prazos de processamento do pedido de extensão de visto ou residência permanente, para que o faça o quanto antes e não fique descoberto.

Se a sua autorização foi renovada ou prorrogada, você deverá fornecer ao Alberta Health uma cópia da nova autorização para ampliar a cobertura da Alberta Health Care.

No entanto, se sua cobertura Alberta Health Care está prestes a expirar e você está esperando por uma extensão (implied status), você pode ser elegível para uma única extensão temporária. Contacte o Alberta Health antes do vencimento de sua permissão.

Caso seu seguro expire durante o processo de renovação do documento de entrada no Canadá ou, ainda, pedido de residência permanente, quando você receber o novo documento, poderá encaminhá-lo para o Alberta Health, e, consequantemente, ter direito a um reembolso por eventuais serviços médicos que recebeu durante a espera.

Como faço para solicitar meu AHCIP (Alberta Health Care Insurance Plan)?

Para solicitar seu seguro saúde você deverá levar seus documentos e formulários a um dos escritórios autorizados para enviar o seu pedido ao Alberta Health. O site do governo fornece a lista destes escritórios “registry agencies” (link abaixo). Para sua comodidade existem inúmeros locais que oferecem este serviço. Não são todos os “registries agencies” que prestam este serviço, portanto, é importante checar a lista oferecido pelo governo. Seu cartão de saúde será enviado pelo correio diretamente à sua residência.

O Alberta Health também aceita registro via correio, porém, devido o tempo de processamento ser maior, recomendamos registros pelos escritórios autorizados.
http://www.health.alberta.ca/AHCIP/registry-agent-list.html

Para mais informações, contate o Alberta Health e garanta a sua cobertura! Recomendamos verificar todas as informações fornecidas diretamente com o Alberta Health Services.

Sobre Alberta

Alberta é uma das dez províncias do Canadá. Com uma população estimada de 4,231,959 habitantes em 2016, Alberta é a quarta província mais populosa do Canadá. A capital de Alberta é Edmonton, e está próxima ao centro geográfico da província. A cidade é o principal centro de abastecimento e de serviços relacionados ao petróleo no Canadá. A cerca de 290 km ao sul da capital, encontra-se Calgary, a maior cidade de Alberta, e também a terceira maior cidade do Canadá.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck

Fonte: Alberta Health