Trabalhe no Canadá como cuidadora

Trabalhe no Canadá como cuidadora de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e obtenha a tão sonhada residência permanente

O Canadá necessita de mão de obra estrangeira para suprir a carência de cuidadoras de crianças, idosos e de pessoas com necessidades especiais. Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam trabalhar temporariamente no Canadá ou mesmo imigrar.

Devido a carência de mão de obra para cuidadoras de crianças, idosos e de pessoas com necessidades especiais (caregivers), o governo canadense oferece programas de imigração voltados exclusivamente para esses trabalhadores – Home Child Care Provider Pilot e Home Support Worker Pilot.

O primeiro passo na obtenção desta experiência de trabalho canadense é encontrar uma família que esteja procurando este serviço. Devido a alta demanda por profissionais qualificados, você pode procurar uma vaga de trabalho em sites voltados para caregiver e até em grupos de Facebook.

Os programas Home Child Care Provider e Home Support Worker são programas de residência permanente voltados para quem têm 2 anos de experiência de trabalho canadense tempo integral (mínimo 30 horas semanais) nesta área. Porém, enquanto você não tem os 2 anos de experiência de trabalho, você pode solicitar, através destes programas, uma permissão de trabalho. Para isso, você precisa ter:

  • Oferta de trabalho como caregiver (NOC 4411 ou 4412)
  • Teste oficial de inglês IELTS G com um Canadian Language Benchmark (CLB) de 5
  • 1 ano de formação acadêmica de nível superior, em qualquer área, acompanhado da equivalência do diploma – Education Credential Assessment (ECA)
  • Comprovação de experiência de trabalho nesta área. Esta experiência pode ser em seu país de origem.

Estes programas apresentam algumas vantagens se comparados aos programas antigos para caregivers.

  • Permissão de trabalho não vinculada a um empregador específico. Ou seja, você pode utilizar a mesma permissão de trabalho e mudar de empregador, caso desejado.
  • Visto de trabalho para cônjuge acompanhante e visto de estudo para filhos dependentes. Desta forma, sua família pode lhe acompanhar durante o seu trabalho no Canadá.

 Conversamos com Letícia Soares (Perfil IG: @caregivers_brazil_canada), que trabalha como caregiver (babá) no Canadá, e ela nos contou como foi sua experiência. Letícia é formada em Engenharia da Produção e, no Brasil, trabalhou por 4 anos com Supply chain, além de ser professora de matemática em escola pública, dando aulas para crianças de 7 a 15 anos.

Entry Canada: Por que desejou trabalhar no Canadá?

Pela oportunidade de imigrar através do programa de caregiver, ganhar em dólar, e oportunidade de conhecer melhor a cultura canadense e desenvolver o inglês.

Entry Canada: Como ficou sabendo sobre a possibilidade de trabalhar como Caregiver?

Uma amiga comentou comigo. Eu vim para o Canadá inicialmente para estudar inglês, soube do programa e apliquei daqui do Canadá mesmo, e troquei de visto dentro do Canadá de turismo para trabalho.

Entry Canada: Como você achou a vaga de trabalho?

Grupos de facebook. Busquei por palavras-chave como “moms & nannies in Canada”

Entry Canada: Quantas horas por semana você trabalha como caregiver, e cuida de quantas crianças?

Com a primeira família, com quem trabalhei de novembro de 2018 a fevereiro de 2020, eu trabalhei 40 horas semanais. Com a segunda família, com quem trabalho desde agosto de 2020, são 30 horas semanais. Ambas as famílias têm três crianças.

Entry Canada: Você precisou morar no local de trabalho ou tinha sua própria residência?

Apenas precisei morar com a primeira família. Atualmente, moro em minha própria residência.

Entry Canada: Você tinha experiência como caregiver antes de vir pro Canadá?

Não como caregiver exatamente, porém, para comprovar experiência de trabalho, eu apresentei: carta do empregador da escola que trabalhei, cursos de primeiros socorros, curso de ressuscitação pulmonar e um certificado de intercâmbio no EUA de 3 meses onde trabalhei em um acampamento de verão.

Entry Canada: Você já tem sua residência permanente? Conseguiu através do programa para Caregivers?

Ainda não. Faltam 5 meses para eu completar os 24 meses requeridos pela imigração. Mas já apliquei para o programa em outubro de 2019 e recebi o AOR – Acknowledgment of Receipt em dezembro de 2019.

*AOR – Acknowledgment of Receipt é um documento oficial do governo que comprova o recebimento do seu processo.

Entry Canada: Acha que o mercado no Canadá tem boas oportunidades para quem quer trabalhar com Caregiver?

Sim, com certeza. Tem muitas vagas.

Entry Canada: Esta profissão é melhor remunerada do que no Brasil?

Se comparar caregiver no Brasil versus caregiver no Canadá, sim. Ambos ganham próximo ao salário-mínimo. Sendo no Brasil cerca de R$ 4,50 e, no Canadá, $14 em média.

Entry Canada: Por favor comente algo que ache pertinente e que não foi listado nas perguntas.

O programa é para todos que tenham os requisitos, e mesmo se o candidato não tiver, é só correr atrás e consegui-los. A experiência de trabalho que precisa comprovar pode ser através de cursos de primeiros socorros, carta de trabalho, carta de voluntário e, quanto mais, melhor. Para homem, a maioria das vagas são para cuidar de idosos. E se a pessoa tiver filhos e cônjuge, eles poderão vir acompanhando com permissão de estudos e visto de trabalho consequentemente. (Claro que se todos forem elegíveis).

Segundo a Letícia, estes são os 5 top sites de vagas para quem busca trabalho nesta área.

Se você tem interesse em trabalhar no Canadá como caregiver, entre em contato conosco. Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá.

📩info@entrycanada.com
📲 +1 (403) 829-0085

Entrevistados: Leticia Soares  – Perfil IG: @caregivers_brazil_canada

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.