Como se tornar Fisioterapeuta no Canadá

Você está visualizando atualmente Como se tornar Fisioterapeuta no Canadá

Entenda o que precisa ser feito e como funciona o processo para validar seu diploma de Fisioterapeuta do Brasil no Canadá

Thaís Nucci, assim como muitos outros brasileiros que residem no Canadá, validou seu diploma adquirido no Brasil aqui no Canadá em 2015. A trajetória para alcançar este objetivo não é fácil, mas com determinação você também pode conseguir.

A Thais, que é atualmente residente permanente no Canada, dividiu um pouco da sua trajetória e o passo a passo para a regulamentação do seu diploma para poder atuar na área de fisioterapia no Canadá. Confira aqui a entrevista completa:

Entry Canada: Qual sua formação?

Me formei em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2012.

Entry Canada: Para dar início à regulamentação da sua profissão aqui no Canadá, você precisa ter a residência permanente ou pode ter uma permissão de estudo/trabalho?

Para dar inicio ao processo de validação de diploma, não é preciso nenhum tipo de visto ou residência permanente e você também não precisa estar morando no Canadá para dar início ao processo de regulamentação.

Entry Canada: Conta um pouco para a gente sobre o trabalho que exerce no momento. 

Eu trabalho em uma clínica outpatient na área de Ortopedia. Atendo uma grande variedade de pacientes com lesão musculoesqueléticas, com maior foco em problemas de ombro.

Entry Canada: Como funciona o processo de regulamentação da sua profissão?

  • Por onde começar o processo de regulamentação?

O processo deve ser iniciado através do envio de certos documentos e formulários diretamente a Alliance. Esse envio deve partir tanto do candidato quanto da Universidade. Além disso, o candidato deve atingir uma nota mínima do teste de Inglês ou Francês e completar um curso sobre o contexto da Fisioterapia no Canadá.

  • Quais são os documentos necessários para iniciar o processo? 
    • Formulários específicos preenchidos
    • Diploma
    • Histórico Escolar
    • Conteúdo Programático
    • Cópia de documento de identidade
    • Teste de Inglês ou Francês   (O IELTS também é aceito porém eu fiz o TOEFL)
  • Qual é o órgão regulamentador de sua profissão? 

Para todas as províncias, com exceção de Quebec  – Canadian Alliance of Physiotherapy Regulators é o órgão de regulamentação da minha profissão. Quebec possui sua própria Ordem, com um processo completamente diferente do que eu completei.

  • Qual é a duração e como funciona o processo?

O meu processo demorou um ano e meio porém, porém recentemente, a validação de diploma tem levado cerca de dois anos à dois anos e meio.

O processo de validação possui duas etapas: 1. Credentialling e 2. Examinations. O primeiro trata-se do envio dos documento. Essa papelada serve para comprovar que o candidato tem todos os pré-requisitos exigidos pela Alliance. Uma vez aprovado, o candidato é liberado para fazer as provas (teórica e prática).

Você precisa completar a prova prática dentro de dois anos, da data que passou na prova teórica e você pode tentar fazer cada componente (teórico e prático) apenas 3 vezes. A tentativa deve ser dentro de dois anos.

  • Como você se preparou para a(s) prova(s), fez algum curso preparatório específico ou estudou por conta própria? 

Para a prova teórica, Usei o livre NPTE Guide além de ter feito o curso preparatório da UBC. Para a prova prática, estudei sozinha por grande parte do tempo e participei de alguns encontros de um grupo de estudo. Aconselho se dedicar 3 meses para cada prova, com uma média de 3-4 horas de estudo por dia.

  • Após êxito em todo processo, você pode começar a exercer a sua função no Canadá sem ter ainda a residência permanente?

Sim, desde que você possua uma permissão legal para atuar (visto de trabalho).

Entry Canada: Você percebe alguma diferença entre os papéis e responsabilidades da sua profissão aqui no Canadá se comparados ao Brasil? 

Em termos da atuação do Fisioterapia, a profissão é relativamente igual com poucas exceções: aqui o Respiratory Therapist é o responsável pela parte de Ventilação Mecânica enquanto que no Brasil isso é atuação do Fisioterapeuta. Além disso, aqui a área de Dermatofuncional não é realizada por Fisios e sim por Esteticistas & Cosmetologistas. A grande diferença está na valorização da nossa profissão no Canadá, tanto na questão financeira quanto nas nossas condições gerais de trabalho. O Fisioterapeuta é muito bem visto no Canadá e é extremamente respeitado.

Quer saber sobre Fisioterapia Respiratória? Clique aqui e confira o artigo sobre como validar o seu diploma para esta profissão.

Thais Nuci oferece serviços de consultoria para os Fisioterapeutas brasileiros que se interessem em vir pro Canadá atuar na área.

Facebook e Instagram: @fisioterapianocanada

fisioterapianocanada@gmail.com 

www.fisioterapianocanada.com 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com