Entry Canada Immigration Consulting

vacinação canada

Vacinação no Canadá

Uma das principais dúvidas dos brasileiros recém-chegados ao Canadá, diz respeito às diferenças entre o calendário de vacinação de ambos os países, e como proceder para estar em dia com a imunização.

Os sistemas entre os dois países são bem semelhantes e as pequenas diferenças refletem a história de saúde pública do local. Os cronogramas de vacinação são cuidadosamente estudados e projetados para oferecer a melhor proteção possível às crianças contra doenças graves.

Ao chegar no Canadá, é importante levar a caderneta de vacinação das crianças ao posto de saúde mais próximo. Lá, será feita a tradução e eles farão a recomendação de quais vacinas deverão ser tomadas para a adequação aos padrões canadenses.

Dentro do Canadá, os cronogramas de vacinação podem variar um pouco, dependendo da província ou território em que você vive. Isso significa que algumas províncias ou territórios irão vacinar em uma idade diferente.

Mais especificamente falando das diferenças entre os calendários, podemos dizer que são praticamente idênticos. O que ocorre é que, dependendo da saúde pública local e o histórico de doenças, elas serão administradas em períodos diversos.

Normalmente, aqui no Canadá, seu filho será vacinado:

  • entre o nascimento e os 2 meses
  • aos 4 meses
  • aos 6 meses
  • entre 12 meses e 18 meses
  • entre 4 e 6 anos de idade

No link abaixo você encontra o cronograma de vacinas em todas as províncias e territórios.

https://www.canada.ca/en/public-health/services/provincial-territorial-immunization-information/provincial-territorial-routine-vaccination-programs-infants-children.html

Para algumas das vacinas, como em qualquer lugar do mundo, o seu filho necessitará de mais de 1 dose em momentos diferentes. Isso é necessário porque, para algumas vacinas, a primeira dose não oferece o máximo de imunidade possível.

Semelhante ao que acontece no Brasil, seu médico de família lhe informará quais vacinas seu filho precisará em cada visita. Você também pode usar o aplicativo de smartphone CANImmunize para:

  • registrar e acompanhar as vacinas do seu filho
  • saber mais sobre o calendário de vacinação do seu filho
  • saber onde se vacinar

 

Para descobrir onde você pode vacinar seu filho, você pode, ainda, entrar em contato com seu médico ou pesquisar, na Internet, o posto de saúde pública mais próximo.

Visite a página de recursos de imunização provincial e territorial para obter mais informações específicas sobre a sua área (https://www.healthycanadians.gc.ca/apps/vaccination-schedule/index-eng.php).

Se você se mudar para outra província ou território, o calendário de vacinação do seu filho pode mudar. Entre em contato com o seu novo provedor de serviços de saúde ou com o departamento de saúde pública local. Eles lhe dirão quais vacinas podem ser necessárias naquela província ou território.

Caso você tenha dúvidas a respeito da vacinação, o governo recomenda entrar em contato com fontes confiáveis como enfermeiros, médicos, farmacêuticos ou um departamento de saúde pública.

Anualmente, no mês de outubro, tem início o programa de imunização para Influenza.

 

 

As imunizações contra influenza estão disponíveis, gratuitamente, para todos com seis meses de idade ou mais, por meio de clínicas de saúde, farmácias e médicos. Crianças com menos de cinco anos somente podem ser vacinadas nos postos de saúde.

 

Ao viajar para o exterior, o recomendável é que você visite uma travel clinic, pelo menos 6 semanas antes de viajar. Você precisará agendar uma consulta. Os profissionais analisarão sua caderneta de vacinação e verificarão quais vacinas serão necessárias para a determinada viagem. Nesta clínica, serão dadas, inclusive, as vacinas que fazem parte do calendário brasileiro e que não fazem parte do canadense. As vacinas são pagas e, alguns planos de saúde particulares, a depender de sua cobertura, fazem o reembolso. Preste atenção pois uma taxa será cobrada em caso de não comparecimento e, ainda, caso você decida por não tomar qualquer vacina das recomendadas, você deverá pagar pela consulta. O valor da consulta não é cobrado, caso você tome qualquer vacina.

No Brasil, a maioria das vacinas são dadas antes do que no Canadá.

Você sabia?

  • No Canadá não há a vacina contra tuberculose, a BCG, que é administrada no Brasil nos primeiros dias de vida.
  • Outra diferença é que, no Brasil, o bebê já sai da maternidade com a vacina da hepatite B, equanto que, no Canadá, a vacina é dada entre 12 e 14 anos.
  • No Canadá as primeiras vacinas somente são dadas a partir dos dois meses de vida.
  • A vacina de poliomielite, aqui no Canadá, é incluída na DTaP (Difteria, Tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenza tipo B).
  • No Brasil é opcional a vacina de pneumocócitos, enquanto que, aqui no Canadá, é obrigatória.

Lembre-se de levar o registro de vacinação do seu filho para a consulta com você. Fique atento e esteja em dia com a sua saúde e de sua família.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto: Flavia Candido

 

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Fechar Menu