programa provincial Alberta

Entenda tudo sobre o programa provincial de Alberta vinculado ao Express Entry

Dicas importantes sobre o programa provincial de Alberta vinculado ao Express Entry -  Alberta Express Entry Stream - e como isso pode ajudar você a obter a desejada residência permanente

Uma nomeação provincial pode fazer toda diferença para que alguns candidatos do Express Entry consigam uma residência permanente no Canadá.

O Express Entry é um sistema eletrônico que gerencia três programas de imigração: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e Canadian Experience Class. Candidatos que se qualificam em um desses programas tem a chance de receber um convite à residência permanente. Após se qualificar em um dos programas do Express Entry, o candidato poderá criar um perfil eletrônico e receberá uma pontuação (Comprehensive Ranking System), concorrendo a um convite à residência permanente (Invitation to Apply). Os candidatos com a pontuação mais alta são convidados a imigrar.

Quando o candidato não possui uma pontuação alta o suficiente para conseguir um ITA, ele precisa aumentar a sua pontuação de alguma forma: conhecimento mais avançado de inglês/ francês, nível de escolaridade, experiência de trabalho high skill (NOC 0, A, B), formação acadêmica no Canadá, experiência de trabalho no Canadá, formação acadêmica do cônjuge, conhecimento de inglês ou francês do cônjuge, nomeação provincial, entre outras. Porém, mesmo sem ter uma pontuação alta, o governo de Alberta pode ter interesse em seu pefil, o que lhe ajudaria com a sua residência permanente. Desta forma, neste caso, ter o perfil criado mesmo sem uma pontuação alta, aumentaria as suas chances.

Alberta Express Entry Stream

O governo de Alberta possui varios programas de imigração (Alberta Immigrant Nominee Program). O Alberta Express Entry Stream é um programa de imigração da província de Alberta, voltado para quem tem um perfil criado no Express Entry. É importante conhecer os requisitos do programa e concorrer a esta nomeação provincial, que pode fazer toda diferença para você receber a residência permanente canadense.

O governo de Alberta tem acesso a todos os perfis válidos do Express Entry, e pode te convidar a enviar um processo pelo Alberta Expression Entry Stream (Expression of Interest), caso eles tenham interesse em seu perfil. Para se qualificar o candidato precisa satistafazer à alguns critérios.

Como se qualificar para o Programa Provincial de Alberta:

  • Ter um perfil criado no Express Entry
  • Se qualificar em um dos programas de imigração do Express Entry: Federal Skilled Worker, Canadian Experience Class ou Federal Skilled Trades
  • Ter pelo menos 300 pontos (Comprehensive Ranking System)
  • Escolher Alberta como uma de suas províncias de interesse
  • Estar trabalhando em uma das profissões que, segundo o governo de Alberta, irá contribuir para o crescimento e diversificação de sua economia
  • Ter intenções de trabalhar e morar em Alberta

Note que o governo de Alberta não fornece uma lista das profissões que eles têm interesse. No entanto, existe uma lista de profissões que eles não considerariam no momento. Como as necessidade do mercado de trabalho variam, dependendo da época, o interesse pelas profissões também muda. Alguns fatores como carência de mão de obra em determinada áre de trabalho são levados em consideração pelo governo provincial. Por esta razão, é importante checar diretamente com o governo de Alberta quais são as profissões que não estão em alta para você ter uma ideia melhor de suas chances.

Alguns fatores aumentam a possibiliade do candidato receber uma “Expression of Interest”.

Confira a entrevista que fizemos com uma brasileira que recebeu uma nomeação provincial de Alberta por este programa. https://www.entrycanada.com/blog/imigracao/e-possivel-conseguir-a-nomeacao-provincial-do-brasil-confira-no-artigo/

Aumente suas chances de ser chamado:

  • Ter uma oferta de trabalho em Alberta
  • Ter experiência de trabalho em Alberta
  • Ter um diploma de uma instituição acadêmica em Alberta juntamente com uma oferta de trabalho
  • Parentes residindo em Alberta que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadense (pais, filhos, irmão/irmã)

Isso não quer dizer que se você não possui um desses fatores você seria desconsiderado.

É importante mencionar que o governo de Alberta, bem como as demais provincias, possui um número específico de nomeações provincias que podem ser utilizadas ao ano. Desta forma, não são todos os candidaos que se qualificam no programa que receberão necessariamente uma nomeação provincial.

 O que fazer após ser chamado

Caso você receba uma “Expression of Interest” do governo de Alberta, você precisará enviar um processo com toda documentação que comprove a sua qualificação em um dos programas do Express Entry, bem como documentação adicional solicitada pelo governo de Alberta. Após análise de seus documentos, caso seu processo seja aprovado, você receberá uma nomeação provincial, que lhe dará 600 pontos adicionais em seu perfil. Com 600 pontos adicionais você deverá receber um ITA do governo federal no primeiro sorteio do Express Entry, que normalmente ocorre a cada 15 dias. A segunda etapa, antes de você receber a residência permanente, consistirá no envio de documentação para o governo federal. Novamente, o candidato precisará comprovar que se enquadra no programa pelo qual ele se qualificou no Express Entry bem como apresentar sua nomeação provincial e documentos adicionais como antecedentes criminais, exames médicos, entre outros. Esta segunda fase de seu processo de residência permanente leva aproximadamente 6 meses, após envio de toda documentação.

Opportunity Stream

O governo de Alberta tem outros programas de imigração não vinculados ao Express Entry. Para aqueles que tem uma oferta de trabalho em Alberta, terminaram seus estudos em Alberta, não se enquadram em um dos programas do Express Entry, ou tem experiência de trabalho em um NOC que não é considerado high skill, NOC C ou D, por exemplo, é importante checar se o programa provincial de Alberta, Opportunity Stream, seria uma possibilidade viável neste caso.

Se você tem planos de imigrar para o Canadá, é importante que você conheça todas as possibilidades disponíveis de acordo com o seu perfil para ampliar ao máximo as suas chances de sucesso. Nós da Entry Canada temos vasta experiência com processos provinciais e federais de imigração canadense e podemos te ajudar.

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto: Juliana Dueck

 

Fonte: alberta.ca

cic.gc.ca

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.