Entry Canada Personal Trainer no Canadá

Personal Trainer no Canadá

Um dos maiores desafios para os brasileiros que vem morar no Canadá é se inserir no mercado de trabalho canadense. Conheça um pouco sobre a profissão de personal trainer no Canadá e o que deve ser feito para exercer esta profissão.

A profissão de personal trainer no Canadá não é uma profissão regulamentada, o que é uma ótima notícia para os brasileiros que querem exercer esta função no Canadá. Apesar da profissão não ser regulamentada, existem alguns tipos de certificações diponíveis para os profissionais interessados. As certificações, em alguns casos, podem ser solicitadas pelos empregadores. Em outros casos, apenas o diploma de educação física, obtido no Brasil, é suficiente.

Caso você escolha obter uma certificação para aprimorar o seu currículo, ou até mesmo para atualizar os seus estudos, é importante conhecer os diferentes tipos de certificações e os benefícios que cada uma traz, para que a escolha seja a mais acertiva.

Algumas certificações podem ser obtidas com cursos online e outras são oferecidas em cursos presenciais. Cursos presenciais são normalmente mais caros, mas lhe dão a oportunidade de construir um network, que muitas vezes é a sua porta de entrada para um emprego.

No Canadá, o personal trainer é normalmente requisitado em academias, clubes, áreas de esportes. A aula particular em casa, que é comum no Brasil, não é no Canadá. É importante ressaltar que caso você tenha interesse em trabalhar por conta própria, dando aulas particulares ou online, é importante ter um seguro que lhe proteja como profissional independente.

A equipe da Entry Canada entrevistou o profissional Francisco Peixoto, personal trainer brasileiro com experiência de trabalho no Brasil e no Canadá. Ele veio para o Canadá em 2016, para acompanhar a sua esposa durante seus estudos e em 2019 obteve sua residência permanente através do programa Canadian Experience Class. Nós da Entry Canada ajudamos o Francisco e sua esposa com seus vistos de estudo e trabalho, bem como com seu processo de residência permanente. Ficamos muito felizes com seu sucesso! Logo abaixo ele nos conta como foi a sua trajetória para se inserir no mercado de trabalho canadense.

O programa do Express Entry, Canadian Experience Class, exige que o candidato tenha pelo menos 30 horas semanais de trabalho high kill (NOC 0, A, B) por um período de 1 ano no Canadá. O NOC de personal trainer é o NOC 5254 – NOC B. Para aqueles que apenas tem essa experiência no Brasil, existe um outro programa, Federal Skilled Worker, que pode ser o melhor caminho. Se você tem interesse em imigrar para o Canadá, é muito importante conhecer os programas de imigração e ver qual é o mais indicado levando em consideração o seu perfil.

Entry Canada: Qual sua formação, onde e quando se formou?
Educador Físico. Formado pelo Universidade de Fortaleza. Curso finalizado em 2006.

Atualmente, você está trabalhando na sua área? Com o que especificamente?
Trabalho na área como Personal Trainer e Técnico de Futebol. Minha área não é regulamentada no Canadá, o que facilitou para conseguir os empregos.

Você demorou para conseguir um emprego como personal trainer?
Eu recebi o visto de trabalho e na primeira semana já consegui uma entrevista com a academia de ginástica Goodlife. Na segunda semana tive uma entrevista com a academia World Health, que é a Academia que trabalho até hoje.

Quais foram as exigências dos empregadores em termos de escolaridade e experiência de trabalho quando você procurava emprego como personal trainer?
Na primeira academia, Goodlife, eles pediram a certificação Canfit Pro mas me deixariam começar a trabalhar logo, pelo fato de ser bacharel em educação física e pós graduado em treinamento personalizado. Eu teria que apresentar o Canfit Pro em um prazo de até 6 meses.

Como funciona o processo de certificação, caso seja exigido pelo empregador?
Alguns empregadores pedem uma certificação canadense que é bem simples e rápida. Vários locais promovem cursos de certificação. O mais simples, rápido e “fácil” é o Canfit Pro. Você pode estudar em casa, faz uma prova escrita (objetiva e subjetiva), depois uma prova prática. É fácil achar simulados na internet, mas com a inscrição eles fornecem material para estudo.

* link do Canfit Pro https://www.canfitpro.com/certification/

Você pode exercer a sua função no Canadá sem ter ainda a residência permanente?
Sim, basta ter o a permissão trabalho.

Qual a média salarial mínima e máxima, por hora, que um profissional da sua área poder receber?As academias trabalham com vários tipos de pacotes, pode variar de 15 a 50 dólares a hora. Eles vendem pacotes para os clientes que não querem pagar caro pelas sessões de treino e colocam esses alunos para treinar em grupo (2 ou mais clientes), o que aumenta o ganho do profissional. Já existem clientes que não querem dividir o horário e treinam sozinhos. Nesse caso o cliente paga mais caro e o profissional recebe mais também.

Em sua opinião, como é o mercado de trabalho em Calgary para personal trainers?
É um mercado bom, mas fica complicado comparar com o Brasil. No Brasil, as pessoas se importam mais com o corpo (existe o culto ao corpo). Como em qualquer local, quando se tem uma crise, é a primeira coisa que as pessoas cortam.

O trabalho como personal trainer lhe ajudou a obter a residência permanente?
Sim. A minha aplicação foi dentro do programa “Canadian Experience Class”, que levou em consideração minha experiência como personal trainer no Canadá. Também ganhei pontos pela experiência que tive como personal trainer no Brasil.

Caso você tenha interesse em contratar um personal trainer em Calgary, entre em contato com o Francisco Peixoto, um profissional com vasta experiência em sua área de atuação.

Temos também artigos sobre outras profissões. 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.