calgary-city

Onde morar em Calgary?

Reunimos informações importantes sobre as diferentes áreas de Calgary para ajudar você a conhecer melhor a cidade e a escolher onde morar, de acordo com seu estilo de vida.

Se você está se mudando para Calgary e ainda não conhece bem a cidade e precisa encontrar um lugar para morar, você já deve ter se questionado : “Quais são os bairros bons, quais devo evitar, qual é o valor do aluguel, etc”.

A escolha do bairro é bastante pessoal e deve levar em consideração vários fatores. Listamos alguns deles para te ajudar a tomar esta decisão tão importante neste processo de mudança.

Calgary é uma cidade bastante extensa, com uma área de 825,3 km2, sua população é de 1,25 milhões de habitantes. Se comprada a uma cidade brasileira, Campinas tem aproximadamente a mesma área e população.

Calgary é dividida em quatro regiões: Northeast, Northwest, Southeast, Southwest, com aproximadamente 200 bairros. O centro da cidade (Downtown) fica localizado, em sua maior parte, na região Southwest.

 

A cidade de Calgary tem sido escolhida por muitos brasileiros, entre outros fatores, por ter um custo de vida e aluguel mais baixos do que Vancouver e Toronto. A média de um apartamento de 2 quartos é de CAD$ 1.250, enquanto em Vancouver é de CAD$ 1.550 e em Toronto, CAD$ 1.400.

Devido ao clima bastante frio no inverno, a moradia perto do transporte público é bastante vantajosa. O sistema de transporte público de Calgary conta com linhas de ônibus e trens de superfície (mais informações sobre os meios de transporte de Calgary aqui)

Para aqueles que não querem depender tanto de carro, residências próximas ao comércio podem ajudar muito pela conveniência que isso traz em seu dia a dia. Existem vários complexos comerciais por toda cidade com supermercados, farmácias, bancos e restaurantes.

Para aqueles que vêm com crianças é importante levar em consideração que, caso você escolha matricular seu filho em uma escola pública, ele apenas terá direito de frequentar a de seu bairro de residência. Por esta razão, muitos pais preferem escolher a escola antes de escolher o bairro. As escolas públicas no Canadá têm um excelente ensino e são divididas em públicas ou públicas católicas – Calgary Board of Education ou Calgary Catholic Board of Education. Existe um órgão de pesquisa canadense, Fraser Institute, que ranqueia as escolas de acordo com a performance acadêmica de seus alunos (ver links abaixo).

http://compareschoolrankings.org/

https://www.cbe.ab.ca/Pages/default.aspx

https://www.cssd.ab.ca/Pages/default.aspx

É válido notar que, caso a escola designada para o seu bairro esteja lotada, existirá uma segunda opção para moradores da área. Recomendamos checar as duas opções ao escolher o seu bairro.

Downtown

Outro fator a ser considerado é a proximidade de seu trabalho. Muitos profissionais escolhem morar perto do centro da cidade, em downtown, local em que a maioria das empresas estão localizadas.

O college Bow Valley e a escola de inglês Global Village, instituições bastante procuradas por estudantes internacionais, também ficam localizados no centro.

O centro da cidade é a área mais badalada, possui grande variedade de bares e restaurantes, e muitos dos grandes eventos acontecem nesta região.  Esta localização também é muito procurada por casais jovens sem filhos ou solteiros. Normalmente, quem mora no centro opta por um apartamento, já que a oferta de casas são menores.

Existem boas opções residenciais perto do centro: Beltline, Kensignton, Riverside/Bridgeland e Crescent Heights são algumas delas. Outras opções de bairros familiares, mas que ficam a uns 20 minutos do centro, são: Signal Hill, Aspen, Cougar Ridge e Coach Hill. Como em outras grandes cidades, quanto mais perto do centro você estiver, mais caro será seu aluguel. Devido ao fato de Calgary ter um bom sistema de transporte público, para quem trabalha no centro mas prefere não morar tão perto, opções próximas a uma estação de trem são as mais procuradas. Isso facilita bastante o seu deslocamento diário.

Northwest

Northwest é o quadrante onde estão localizadas a Universidade de Calgary e o SAIT, instituições renomadas de ensino. Próximos a Universidade de Calgary encontram-se bons bairros como Varsity, Brentwood, Charleswood, University Heights e Banff Trail. Perto do SAIT, os bairros Sunnyside, Capitol Hill, Mount Pleasant e Hillhurst também são ótimas opções.

Ainda no NW, perto das estações de trem “LRT”, encontram-se Tuscany, Rachlands e Dalhousie.

Southwest

É o quadrante onde se situa outra instituição educacional bastante conceituada na cidade, Mount Royal University (MRU). O maior shopping de Calgary, Chinook Centre, também está no SW. Esta região possui excelentes bairros e muitos são conectados com as estações de trem. Outra vantagem que SW apresenta é a proximidade das montanhas, um ótimo passeio para o final de semana.

É importante notar que a Mount Royal University não tem acesso direto ao trem, porém, existem ônibus que saem de algumas localizações da cidade, além dos ônibus express, que saem das estações do centro e vão diretamente para esta universidade com apenas duas paradas. Este ônibus também sai de outros locais como o bairro de Woodpark.

Alguns bairros bons e próximos a Mount Royal University são: Lakeview, Lincoln Park, North Glenmore Park, Rutland Park e Glamorgan.

Ainda em SW, encontramos bons bairros próximos às estações de trem como: Shawnessy, Millrise, Shawnee Slopes,  Evergreen  e Somerset, que é o bairro com a última estação.

Northeast

A região de NE inclui o aeroporto e uma grande área industrial. Apesar desta região não ter uma reputação boa, existem bairros que não precisam ser evitados e que terão um valor mais baixo de aluguel, Tuxedo, Coventry Hills e Bridgeland são alguns deles.

As localidades de NE que possuem um índice mais alto de criminalidade, se comparado às outras áreas, são as que ficam a leste – “east” da Deerfoot Trail.

Southeast

SE também possui uma área industrial no norte da região. Os bairros mais afastados desta área são os mais procurados. Atualmente, a linha de trem não percorre os bairros do SE, porém, existem planos de futura expansão.

Um forte atraente de SE são as comunidades com lagos privados. Das 10 comunidades com lagos em Calgary, 7 são em SE: Auburn Bay, McKenzie Lake, Mahogany, Bonavista, Chaparral, Midnapore e Sundance. Durante o verão, seus moradores podem nadar, pescar, andar de caiaque, etc. No inverno, os lagos congelam e são excelentes opções para patinação no gelo e jogos de hockey.

Existem várias outras opções em SE como: Riverbend, Douglasdale, McKenzie Towne, e toda área entre Deer Foot e Macleod Trail.

Assim como em NE, alguns bairros a leste da Deerfoot Trail devem ser evitados como: Dover, Forest Lawn e Erin Woods.

Os valores de aluguel podem variar bastante dependendo do bairro e tipo de moradia – casa, apartamento, “basement”, etc. Recomendamos o site rentfaster e o Kijiji para pesquisa de preços (links abaixo). O ideal é que você pesquise sobre o assunto antes de sua viagem, mas, se possível, que visite os bairros e opções de moradia, pessoalmente, antes de fazer a sua escolha. Algumas pessoas escolhem passar as primeiras semanas, após sua chegada, em um AirBNB ou Homestay para, então, escolherem seu novo lar.

Sites para busca de casas e apartamentos para alugar:

Rentfast – www.rentfaster.ca
Kijiji – www.kijiji.ca
Airbnb – www.airbnb.ca

Rental.ca – https://rentals.ca/calgary

Fontes:

CMHC
Wikipedia
Smart Calgary Homes

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.