Entry Canada Immigration Consulting

main

Estudar no Canadá – O que você precisa saber!

O Canadá oferece diversas opções de estudo, que certamente agregarão valor em sua carreira, além de abrir as portas àqueles que buscam uma residência permanente no Canadá.

Mais de 130.000 estudantes internacionais escolhem morar e estudar no Canadá anualmente. Isto porque os padrões acadêmicos do Canadá estão entre os mais altos do mundo, dando oportunidade a estudantes internacionais de adquirir uma qualidade alta de ensino.

Estudantes vem para o Canadá por diversas razões, entre elas:

  • Aprender ou aperfeiçoar o inglês ou francês
  • Fazer Intercâmbio de high school
  • Obter um diploma internacional
  • Buscar especialização acadêmica
  • Cursar um mestrado ou PhD

Um certificado ou diploma canadense tem uma séria de vantagens: permite que o candidato se destaque no mercado de trabalho brasileiro, facilita a inserção no mercado de trabalho canadense, além de aumentar as chances para quem busca a residência permanente.

Todo programa educacional, com mais de 6 meses de duração, requer que você tenha uma permissão de estudos. Cursos com menos de 6 meses de duração podem ser feitos com visto de turista ou mesmo com o eTA. Explicamos mais sobre esse tópico em nosso artigo Estudar Inglês no Canadá.

 

Designated Learning Institution

 Quais, então, seriam os primeiros passos para estudar no Canadá?

É importante escolher o curso e instituição acadêmica com antecedência. Apesar de alguns cursos terem várias datas de início, no decorrer do ano, possibilitando uma maior flexibilidade na hora da matrícula, muitos cursos têm início apenas uma ou duas vezes ao ano. Além disso, as vagas para estudantes internacionais são limitadas, muitas delas sendo preenchidas rapidamente após matrícula aberta.

O candidato precisa saber também se existem requerimentos necessários para admissão do programa escolhido, como notas de high school e formação acadêmica. Os testes de proficiência de inglês, como o IELTS Academic ou TOEFL, são mandatórios para programas acadêmicos.

Então, quanto antes você definir o curso e data de início, maiores serão suas chances de garantir a sua vaga.

 

Testes de proficiência de inglês

Programas acadêmicos em colleges ou universidades exigem testes como o IELTS Academic ou TOEFL. O estudante precisa provar que possui o nível de inglês necessário para conseguir acompanhar os estudos. Algumas instituições acadêmicas têm seu próprio teste de inglês, dispensando resultados do IELTS Academic ou TOEFL. O nível de inglês exigido dependerá do tipo de curso e da instituição.

Alguns cursos de língua, por exemplo, não exigem um teste de proficiência, visto que o estudante está vindo justamente para iniciar o inglês básico. Outros podem exigir um teste de inglês para que o estudante inicie no nível adequado ao seu conhecimento.

 

Matrícula com a instituição de ensino canadense

Após definido o curso e instituição acadêmica, o candidato precisa fazer a matrícula junto a instituição educacional. Como mencionado acima, este processo deve ser feito com antecedência, para que todos os documentos necessários, como teste de inglês, notas de high school, diplomas, sejam apresentados a tempo suficiente para que a instituição finalize a matrícula do estudante. O estudante receberá um documento chamado de LOA – Letter of Acceptance (carta de aceitação), que precisará ser apresentado ao governo canadense, na solicitação do visto de estudo.

 

Visto de Estudo

Com a LOA em mãos, o candidato precisa solicitar o visto de estudo junto ao governo canadense. Apesar do Canadá incentivar a vinda de estudantes internacionais, devido ao aumento da economia que isso gera, eles são rígidos na análise e aprovação dos vistos de estudos. Portanto, é importante conhecer de perto os requisitos para este tipo de visto e adequar o seu perfil, caso necessário, aumentando assim suas chances de aprovação.

Ao analisar o perfil do candidato, o governo busca indícios de que ele voltará para seu país de residência, após o término dos estudos. Então, fatores como laços com o país de origem, empregabilidade, histórico de viagens, motivo da viagem, entre outros, são levados em consideração.

Apesar do governo fornecer uma lista específica de documentos, na maioria das vezes, a comprovação dos fatores acima mencionados exige documentação adicional, que irá variar de acordo com o perfil individual do candidato e de seus familiares. A falta desses documentos pode levar a recusa de um visto.

É importante cuidar de todos os detalhes do seu planejamento de estudos para que você tenha maiores chances de êxito. Contrate um profissional autorizado pelo governo canadense para solicitar o seu visto! A equipe da Entry Canada, juntamente com seus parceiros, pode ajudá-lo em cada etapa, desde a escolha do seu curso, instituição de ensino, cidade, até a solicitação do seu visto. Cuidamos de tudo com alto grau de profissionalismo e dedicação.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto: Juliana Dueck

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Fechar Menu