Validação de diploma no Canadá - Profissão Psicologia

Validação de Diploma no Canadá – Profissão: Psicologia

Muitos Brasileiros vêm para o Canadá com o intuito de exercer sua profissão, porém, muitas delas exigem regulamentação antes de serem exercidas. Uma delas é a profissão de Psicólogo(a). Neste artigo explicaremos como passar por este processo de validação do diploma.

Existem muitas profissões regulamentadas no Canadá, principalmente na área da saúde. Profissionais estrangeiros, formados em uma destas áreas, e que queiram exercer sua profissão no Canadá, precisam estar devidamente regulamentados junto ao órgão regulamentador de sua profissão, na província em que queiram atuar.

Confira também nossa matéria sobre Enfermagem neste link: https://www.entrycanada.com/blog/imigracao/profissao-enfermagem/

Conversamos com o Douglas Nechio, formado em Psicologia no Brasil. Ele nos contou como foi sua experiência para regulamentar sua profissão no Canadá. Confiram as dicas valiosas que ele compartilhou conosco.

Entry Canada: Qual sua formação, onde e quando se formou?

Me formei no Brasil em 2008. Tenho mestrado em Psicologia Educacional na UNESP e mestrado na Universidade de Saskatchewan.

Entry Canada: Qual visto você tem atualmente para residir no Canadá?

Atualmente, sou cidadão canadense.

Você já finalizou o seu processo de regulamentação?

Sim, atualmente sou um “registered psychologist” junto ao College of Alberta Psychologists (CAP), que é o órgão regulamentador de psicólogos em Alberta, e sou registrado também com o PAA – Psychologist Association of Alberta, que é a instituição que promove a profissão.

Atualmente, você está trabalhando na sua área? Qual é a sua especialidade?

Sim, trabalho com serviço de saúde mental, realizando avaliações psicológicas e outros tipos de avaliações e serviços psicológicos, incluindo consultas terapêuticas. Tenho também a minha clínica privada, que se chama POS – Psychological Outreach Services.

Sobre o processo de regulamentação, poderia explicar detalhadamente o passo a passo?

O órgão regulamentador de Psicólogos em AB, College of Alberta Psychologists, analisa o seu histórico escolar de sua formação acadêmica para definir se você precisa ou não de mais créditos acadêmicos.

Dependendo de sua formação no Brasil, você não precisa obter novos créditos.

Eu precisei obter créditos adicionais e optei por fazer um novo mestrado no Canadá. Fiz um mestrado de 2 anos em Psicologia Educacional Escolar.

Após você obter todos os créditos necessários, você recebe um registro para se tornar um “Provisional Psychologist”, que é um trabalho supervisionado. Você precisa submeter um plano de supervisão para o conselho aprovar. No total, o candidato precisa realizar 1600 horas de estágio, e a cada 16 horas de trabalho, aproximadamente, o estágio precisará ser supervisionado. Dependendo da área de atuação que você escolher, você precisará realizar parte do estágio nesta área específica, seja ela na área de terapia ou também na área de avaliação psicológica, por exemplo.

*Candidatos credenciados em seu país de nacionalidade e que possuem pelo menos 2 anos de experiência de trabalho nos últimos 5 anos podem ser isentos do estágio supervisionado.

Este trabalho supervisionado é pago?

Sim, o “provisional pscychologist” receba remuneração por seu trabalho. Alguns empregadores pagam inclusive pelas horas do estágio supervisionado, mas não são todos, dependerá dos recursos das agências. Para você iniciar o trabalho supervisionado, você precisa encontrar um psicólogo disponível para te supervisionar.

O processo de regulamentação exige provas teóricas e práticas?

Sim, existem 2 provas teóricas além do estágio, que é a parte pratica.

Prova de Ética – Você estuda as regras de ética e legislação que se aplica à psicologia em Alberta no site deles e faz uma prova online.

EPPP – Examination for Professional Practice of Psychology – É uma prova bastante complexa que cai tudo que você estudou na Psicologia. Essa prova é exigida para todos os psicólogos na América do Norte. Eu passei de primeira na prova mas muitos profissionais reprovam e precisam fazer novamente. É muito importante comprar o programa para estudar para a prova, estudar para o formato da prova, mesmo que o seu conhecimento de psicologia seja muito grande.

Quanto tempo você aconselha se dedicar aos estudos das provas?

Tudo depende do seu ritmo de estudos. Para a prova ética 1 mês. Para o EPPP você precisa conhecer bem a prova e dominar o conteúdo. Se você estudou no Canadá, diria que uns 6 meses, caso contrário um ano ou mais.

Caso você não passe em uma das provas, existe um tempo mínimo para tentar novamente? E pode tentar quantas vezes?

Caso você não passe no EPPP, em Alberta, você precisa esperar 3 meses para fazer o teste novamente. Você pode fazer a prova no máximo 4 vezes ao ano.

Você teve que apresentar IELTS Academic durante este processo?

Não precisei por ter mestrado no Canadá.

Aproximadamente, qual é a duração de todo este processo?

Em média, 1 ano e meio a dois anos, após você se tornar um “provisional psychologist”

Podendo levar menos tempo ou mais tempo, se você não passar na prova de primeira ou se seu trabalho supervisionado for part-time, por exemplo.

Quanto tempo aproximadamente leva para o profissional se tornar um “provisional psychologist” e poder iniciar seu estágio supervisionado, caso seja necessário?

Normalmente, uns 5-6 meses, sem contar com qualquer estudo adicional que seja necessário.

O que você diria para quem ainda não iniciou o processo de regulamentação?

O processo é bem mais tranquilo do que parece se você tiver determinação e foco. É um processo que demora, mas que na minha opinião vale muito a pena.

Colocamos aqui algumas informações adicionais relevantes para o processo de regulamentação. O College of Alberta Psychologists (CAP) exige que o candidato possua um mestrado, e que tenha feito a equivalência de seu diploma pela instituição – International Qualifications Assessment Service (IQAS). A equivalência para fins de imigração é diferente da exigida pelo órgão regulador. Candidatos que tenham feito a sua equivalência pelo World Education Services (WES) podem enviar o resultado, contanto que a equivalência liste os cursos e créditos obtidos por semestre.

A nota exigida para o IELTS Academic é 7 nas quatro habilidades.

O CAP exige que todos os candidatos que realizaram o seu curso fora do Canadá ou Estados Unidos façam o curso de ética durante o processo de regulamentação.

O candidato não precisa ter residência permanente canadense para iniciar ou concluir o processo. Isso é excelente, pois o processo de regulamentação pode ser iniciado quando o candidato ainda está no Brasil.

Para quem tiver interesse em serviços psicológicos, segue o contato do Douglas.

dnechiopsychology@gmail.com

www.psychologicaloutreachservices.com

Ele também tem um canal do Youtube, chamado Psicologia Intercontinental

https://www.youtube.com/channel/UCi0-zZ8yO6JTRwop0BeGe8Q

Aos interessados em obter detalhes adicionais sobre a regulamentação da profissão, recomendamos entrar em contato com o órgão regulamentador. Incluímos também um email de contato para perguntas específicas.

https://www.cap.ab.ca/

registration@cap.ab.ca

Colocamos o link da Associação Canadense de Psicologia – Canadian Psychological Association (CPA), que lista o contato de todos os órgãos provinciais canadenses. http://cpa.ca/public/whatisapsychologist/regulatorybodies

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.