Entry Canada Immigration Consulting

IELTS

IELTS versus CELPIP, qual devo fazer?

Tanto o IELTS (International English Language Testing System) quanto o CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) são testes de proficiência da língua inglesa e são primordiais no processo de imigração para o Canadá. Qualquer um dos dois é aceito para o famoso programa de imigração Express Entry (link para você saber tudo sobre EE).

O IELTS pode ser feio em vários países, porém o CELPIP é exclusivo do Canadá.O IELTS e CELPIP tem o escopo da prova parecido, mas com algumas diferenças que podem ser decisivas para a sua nota e, portanto, tem que ser avaliados com atenção antes de decidir qual prova fazer.

Vale mencionar que o famoso teste TOEFL, apesar de ser aceito pela maioria das instituições educacionais canadenses em matrículas de estudantes internacionais, não é aceito nos processos de imigração para o Canadá.

CELPIP

Por ser um exame mais novo, ele ainda não pode ser realizado no Brasil, apenas no Canadá e nos seguintes países: Estados Unidos, Índia, China, Philipinase Emirados Árabes. A grande diferença deste teste para o IELTS, é que ele é feito 100% no computador, nada é no papel. E todas as etapas da prova são juntas dentro de um mesmo horário. No IELTS, o Speaking é a parte, e as vezes até é agendado em outro dia. Outra diferença entre o CELPIP e o IELTS é que para a parte Listening do CELPIP utiliza pronúncias da América do Norte, enquanto o IELTS também utiliza pronúncias britânicas.

O CELPIP utilizado em processos de imigração para aqueles que estão buscando a Residência Permanente é o CELPIP General Test. Existe outro tipo de CELPIP, o  General LS, que  apenas avalia o Listening e o Speaking do candidato. Este teste não é aceito em programas de imigração mas é aceito em processos de cidadania canadense.

A nota máxima do CELPIP é de 12 pontos e a equivalência para o CLB é a mesma, ou seja, se você tirou 7 no CELPIP, seu CLB também é 7.

O CELPIP General Test, utilizado para imigração, tem duração máxima de 3 horas e é dividio da seguinte maneira:

Listening: 47 a 55 minutos, com 39 questões. O candidato fica com um fone de ouvido escutando as perguntas, e as respostas são de múltipla escolha.

Reading: 55 a 60 minutos, com 39 questões. Esta etapa é dividida em 4 partes, cada uma com um texto que aumenta em dificuldade conforme o avanço paraa próxima pergunta. As respostas também são de múltipla escolha.

Writing: 53 a 60 minutos, com 2 textos para serem escritos. São 2 textos que o candidato precisa fazer, com 150 palavras cada. Por ser feito no computador, existe a vantagem do corretor de gramática automático, que ajudará na correção de erros gramaticas. Muitas pessoas conseguem ser mais ágeis para digitar do que escrever à mão, ganhando assim mais tempo para rever o texto. O fato do texto ser digitado também facilita caso a ordem dos parágrafos precise ser alterada. Na prova escrita, isto seria bem mais complicado. Sem dúvida o Writing do CELPIP é um dos pontos mais favoráveis quando comparado ao IELTS.

Speaking: 20 minutos, com 8 perguntas.Esta etapa do teste, dependendo do nível do inglês do candidato, pode fazer muita gente desistir de fazer o CELPIP. É uma etapa bastante intensa e exige um bom vocabulário. Todas as perguntas são respondidas no computador, ao contrário do IELTS,       que é feito pessoalmente com um examinador. Ao ver a pergunta, o candidato tem um tempo de preparo prévio antes de gravar a sua resposta. Uma vez que o tempo da resposta é atingido, o áudio é interrompido e segue para a próxima pergunta.

A última etapa do CELPIP é a parte do Speaking. Se você estiver fazendo a prova em uma sala pequena e houver pessoas adiantadas, já fazendo a parte do Speaking, enquanto você ainda está na parte do Writing, isso pode te atrapalhar, pois você terá lidar com uma pessoa falando ao seu lado, enquanto você precisa se concentrar.

Para quem tem um bom Speaking e um Writing não muito avançado, por exemplo, o CELPIP pode ser mais indicado.

As 8 perguntas do Speaking tem os seguintes temas:

  1. Dar um conselho
  2. Falar de uma experiência pessoal
  3. Descrever uma cena de uma imagem
  4. Prever o que poderá acontecer em uma cena de uma imagem
  5. Comparar duas imagens e convencer que de sua escolha é a melhor
  6. Lidar com uma situação difícil
  7. Expressar sua opinião a respeito de um assunto
  8. Descrever uma situação incomum

O CELPIP oferece uma amostra do teste através deste link, que pode servir como um bom exercício para se preparar:

https://secure.paragontesting.ca/InstructionalProducts/

Na província de Alberta, a taxa para o teste é de CAD$ 195 (Julho 2019) e o agendamento pode ser efetuado pelo site: https://www.celpip.ca/

IELTS

Existem 2 tipos de teste para o IELTS: O Academice o General Training. O Academic é voltado para processos de estudo e regulamentação de profissões, enquanto o General para o processo de imigração.Os testes são bem parecidos, mas o Academictem um nível de exigência maior no Reading e no Writing,uma vez queo nível do vocabulário é mais difícil.

Recentemente, a prova do IELTS começou a ser realizada em computadores, quando antes era feita exclusivamente no papel. Porém, ainda são poucos os lugares que disponibilizam a opção computadorizada.

A nota máxima do IELTS é 9, e é necessário fazer a correspondência para saber qual é o seu CLB. Por exemplo, um CLB 7, nota mínima exigida para o programa de imigração Federal Skilled Worker, corresponde a um IELTS 6 nas quatro habilidades. Um CLB 9, que aumenta em muito a pontuação do candidato para o Express Entry, corresponde a um Speaking, Reading e Writing 7 e Listening 8. Para simular sua nota e saber seu CLB, acesse este link: https://ieltscanadatest.com/test-results/ielts-and-clb/

O teste do IELTS é dividido da seguinte maneira:

Listening. Duração de 30 minutos e mais 10 minutos para transferir suas respostas para a folha de respostas. Esta etapa é dividida em 4 áudios(Isto vale para a prova feita no papel).O candidato escuta os áudios, que são colocadosna sala para todos que estão fazendo a prova ouvirem, e anota as respostas adequadas nos espaços em branco do texto.As respostas não são de múltipla escolha como CELPIP, portanto o candidato precisa prestar bastante atenção no áudio para não perder nenhuma resposta. Caso perca, é recomendado seguir adiante para não perder as próximas respostas. O Listening é igual no General e no Academic.

Reading. Duração de 60 minutos, tem 40 perguntas distribuídas em 5 textos. O tempo para transferir as respostas para a folha de respostas está incluso neste tempo total de 60 minutos, portanto cuidado para não esquecer de fazer isto antes do tempo acabar. As respostas são todas de múltipla escolha e os textos vão ficando mais difíceis conforme for avançando para a próxima pergunta.

Writing. Duração de 60 minutos para escrever 2 textos. O primeiro texto tem que ter 150 palavras e é pedido que o candidato escreva uma carta para alguém solicitando informações ou explicando uma situação. O segundo texto precisa ter 250 palavras e o candidato precisa escrever uma redação em resposta a um ponto de vista ou um problema relatado. No caso do IELTS feito no papel, lembre-se de levar uma borracha caso precise fazer ajustes no texto.

Speaking. Duração de 14 minutos e é separado em 3 partes. Este teste é feito presencialmente com um examinador certificado e normalmente é relizado separado do restante da prova, as vezes até em outro dia.Este teste é o mesmo tanto para o Academic quanto para o General.

O teste é dividido em 3 partes:

Na parte 1, você responde perguntas sobre você, sua família, trabalho e hobbies.

Na parte 2, você vai falar sobre um tópico específico e precisa cobrir os tópicos pre-determinados

Na parte 3, você terá uma discussão mais longa sobre o mesmo tópico da Parte 2. 

Neste link você encontra exercícios gratuitos para praticar para o teste do IELTS:

https://www.ieltsessentials.com/global/prepare

Na cidade de Calgary, a taxa para a prova é de CAD$ 324 (Julho 2019) e o agendamento pode ser efetuado pelo site: https://my.ieltsessentials.com/IELTS

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

LEIA TAMBÉM: Estudo e Imigração no Canadá

IELTS
IELTS

Texto:Melina Daleva

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Fechar Menu