Carteira de motorista no Canadá

Você está visualizando atualmente Carteira de motorista no Canadá

Posso dirigir no Canadá com minha carteira de motorista do Brasil (CNH)? Esta é uma dúvida comum para aqueles que estão em processo de mudança ou que já se mudaram para o Canadá. Neste artigo, vamos explicar como um brasileiro pode dirigir legalmente na província de Alberta, no Canadá, e detalhar o passo a passo de como tirar a carteira de motorista canadense.

  • As regras de trânsito variam de província para província, e serão diferentes, dependendo da condição de sua residência temporária (visitante, estudante ou trabalhador temporário).
  • Se você tem uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), antes de vir para o Canadá, você tem a opção de solicitar, junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) – “International Drivers Permit”. A PID terá a mesma validade de sua CNH. Apesar do Canadá aceitar sua CNH traduzida durante um período específico, algumas locadoras de carro, exigem a “International Drivers Permit”. Alguns policiais rodoviários também poderão ter maior facilidade em analisar uma “International Drivers Permit” do que sua carteira nacional de habilitação.

Estrada no Canadá

Visitantes dirigindo em Alberta

Se você estiver em Alberta com o visto de visitante e possuir uma carteira de motorista válida da sua jurisdição, você poderá dirigir em Alberta por até 1 ano. Para tanto, você deverá portar sua carteira brasileira de motorista válida – CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) – “International Drivers Permit”. Importante ressaltar que, caso não possua a carteira internacional, a CNH deverá ser acompanhada de tradução juramentada.

Tenha sempre com você a comprovação de sua permissão de visitante!

Visitantes, em regra, não são autorizados a solicitar uma carteira de motorista em Alberta. Existe uma exceção para visitantes que estão acompanhando um estudante internacional ou um trabalhador temporário. Neste caso, uma carteira de motorista provincial poderá ser solicitada.

Estudantes dirigindo em Alberta

Estudantes internacionais, matriculados em uma instituição educacional reconhecida pelo governo, podem utilizar sua carteira nacional de habilitação (CNH) e uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) – “International Drivers Permit”, durante o período de seus estudos. Importante ressaltar que, caso não possua a carteira internacional, a CNH deverá ser acompanhada de tradução juramentada.

Tenha sempre comprovação de sua permissão de estudo junto de sua carteira de motorista!

Estudantes têm, ainda, a opção de solicitar uma carteira de motorista provincial. As carteiras de motorista provinciais são utilizadas como documento de identidade em todo Canadá. Por esta razão, muitos estudantes optam por ter uma carteira de motorista provincial mesmo sem ela ser mandatória.

Trabalhadores dirigindo em Alberta

Trabalhadores têm direito de dirigir, durante 90 dias, com sua carteira brasileira de motorista válida – CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) – “International Drivers Permit”. Importante ressaltar que, caso não possua a carteira internacional, a CNH deverá ser acompanhada de tradução juramentada. Após 90 dias, os trabalhadores deverão solicitar a carteira de motorista de Alberta para continuar dirigindo.

Aluguel de Carro

Caso você nao tenha a carteira de motorista provincial mas queira alugar um carro, recomendamos trazer a permissão internacional para dirigir. Apesar de não ser todas, algumas locadoras de carro exigem a “International Drivers Permit”.

Como obter sua carteira de motorista no Canadá

A licença Classe 5, a mais comum no Canadá , permite que você conduza a maioria dos carros, caminhões ou vans, desacompanhado. Lembrando que as normas variam de acordo com a provincia e seu status no Canadá. Abaixo explicamos como obter sua carteira de motorista canadense, na província de Alberta.

Cidadãos brasileiros precisam fazer um teste teórico e outro prático. Caso você tenha pelo menos 2 anos de experiência de direção no Brasil, você poderá solicitar a análise do seu histórico de direção. Caso seu histórico seja reconhecido, você poderá seguir em frente com o teste prático. Recomendamos solicitar seu histórico junto ao Detran, antes de sua vinda. Todos os documentos deverão ser acompanhados de tradução juramentada. Recomendamos que a tradução seja feita em Alberta.

Primeiro Passo: você precisará ir a uma das agências autorizadas a lhe auxiliar neste processo “registry agencies” (link ao final do texto).

Leve sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), permissão de estudante/trabalho ou visitante, e comprovante de residência em Alberta. Você fará a prova teórica na própria agência. Recomendamos estudar para o teste, visto que algumas leis de trânsito são bem diferentes das brasileiras!

Após passar no teste teórico, você receberá uma carteira de motorista temporária (30 dias), a qual lhe permitirá dirigir acompanhado de um motorista, que já possua uma carteira válida no Canadá.

O seu histórico de direção será, então, encaminhado para análise. Normalmente esta análise é rápida, porém, pode levar algumas semanas. Caso seu histórico seja reconhecido, o próximo passo será o seu teste prático avançado. Após aprovado, você receberá sua carteira de motorista de Alberta.

Algumas pessoas escolhem fazer pelo menos 1 aula prática com um instrutor qualificado para obter dicas que ajudarão no teste prático, visto que muitos reprovam no primeiro teste.

É importante notar que se você não pode provar mais de 2 anos de experiência de condução, precisará passar em um teste de estrada básico, para obter uma licença de classe 5 GDL (Graduated Driver Licensing). Após completar os dois anos de experiência, poderá, então, fazer o teste avançado e conseguir a carteira de motorista completa.

Dirija com segurança! Para mais informações, consulte o site de serviços de Alberta. Recomendamos verificar todas as informações fornecidas diretamente com o o governo de Alberta.

Alberta (toll free): 1-877-427-4088

Link locais Registry:
http://www.servicealberta.gov.ab.ca/find-a-registry-agent.cfm

Link com os guias de estudo para o teste teórico e prático:
http://www.transportation.alberta.ca/531.htm

Gostou de saber um pouco mais sobre o Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Texto: Juliana Dueck

Fontes:
https://www.alberta.ca/exchange-non-alberta-licences.aspx
http://www.transportation.alberta.ca/
https://ama.ab.ca/