Entry Canada Immigration Consulting

mortgage

Financiamento imobiliário no Canadá

Comprar uma casa no Canadá é o sonho de muitos imigrantes, mas para isto é preciso entender como funciona o financimento imobiliário aqui no Canadá e quais os requisitos para adquir um.

Normalmente, para residentes temporários adquirirem um financiamento imobiliário ou mortgage, é necessário residir e trabalhar no Canadá, por pelo menos 1 ano, e ter o visto de trabalho (Work permit). O valor do financiamento a ser aprovado, vai depender da avaliação financeira de cada cliente, que será baseado na renda e nos débitos de cada um.

Como já mencionado em artigo anterior, o sistema financeiro do Canadá é fortemente baseado no seu histórico de crédito. Antes de adquirir um financiamento, a sua pontuação será levantada, e com base nela os bancos te concederão ou não o financiamento. Para saber mais sobre histórico de crédito ou score credit no Canadá clique aqui para ler o artigo que explica como construir ou melhorar sua pontuação. Recém-chegados no Canadá não tem um credit score estabelecido ainda. Os bancos, então, usam métodos alternativos, como por exemplo, verificar o pagamento dos últimos 12 meses de conta de água/luz ou os últimos 12 meses de aluguel. Por isto, é muito importante pagar essas contas em dia.

Para quem é cidadão ou residente permanente no Canadá, o percentual de entrada em relação ao valor da casa é de apenas 5%. Já para quem é residente temporário, que é o caso de muitos imigrantes, este percentual varia entre 20 a 35%, dependendo do banco. Neste caso, muitos imigrantes têm que postergar seu sonho de comprar uma casa e esperar até conseguirem a residência permanente. Entretanto, o banco Scotiabank, tem um programa especial para facilitar a vida dos “newcomers” ou recém-chegados no Canadá, onde cobra apenas 5% de entrada para quem quer comprar uma casa, mesmo tendo apenas o visto de residente temporário. Basta preencher alguns requisitos, como estar trabalhando por pelo menos um ano no Canadá, e ter visto válido por pelo menos mais um ano.

No caso do Scotiabank, o valor mínimo de entrada de 5% é válido para imóveis de até CAD $500.000,00. Caso o valor do imóvel ultrapasse este valor, é cobrado 10% do valor que exceder, conforme exemplo abaixo:

 

Imóvel de $ 700.000,00:

5% sobre $ 500.000 = $ 25.000

    +

10% sobre $ 200.000 = $ 20.000

Total de entrada: $ 45.000

 

Outro ponto importante de ser ressaltado, é que ao pagar menos de 20% do valor total do imóvel de entrada, é necessário pagar também um seguro obrigatório, que normalmente não ultrapassa 4%. Este valor será incluído nas parcelas do financiamento, durante o decorrer dos 25 anos de duração do financiamento.

Ao comprar uma casa no Canadá, certifique-se de fazer a transação via corretor, pois além de eles terem um banco de dados com acesso a todas as casas disponíveis na região, o processo de venda/compra de uma casa é bem burocrático. Diferentemente do Brasil, aqui no Canadá a comissão do corretor é paga por quem está vendendo a casa e não por quem está comprando, independente de quem contratou o serviço do corretor. Esta comissão pode variar de 4 a 7%.

Confira os sites abaixo para procurar casas a venda:

 

Informações providas por: Emerson da Silva Toledo, Senior financial advisor do banco Scotiabank

Telefone para contato e contratação de financiamentos imobiliários: (587) 889-2265

E-mail: emerson.toledo@scotiabank.com 

 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto:

Melina Daleva

 

 

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu