Entry Canada Immigration Consulting

Curriculo Canadense

Currículo Canadense | Dicas importantes para fazer um

Currículo Canadense bem feito, aos moldes dos padrões canadenses, pode ser decisivo para levar o candidato a próxima etapa, que é a entrevista. É importante saber como o currículo canadense se diferencia do brasileiro, e investir tempo no preparo deste documento.

O Canadá tem uma das maiores economias do mundo. Com uma população de aproximadamente 35 milhões de habitantes, o país precisa contar com profissionais estrangeiros qualificados para suprir a carência de mão de obra que muitos setores da economia apresentam. Desta forma, o governo canadense, a nível federal e provincial, incentiva, através de programas de imigração, a vinda de profissionais qualificados, que possam manter a economia do país ativa e em crescimento. Em troca, o Canadá oferece uma das melhores qualidades de vida do mundo.

O primeiro passo para o estrangeiro se inserir no mercado de trabalho canadense é ter um currículo de acordo com os padrões do país. Obter algumas dicas antes de iniciar este processo faz toda a diferença.

Cover Letter

A cover letter é uma carta de apresentação de uma página, na qual você irá explicar por que você é o candidato ideal para a vaga em questão. Seja profissional e foque no que é importante, sem se estender desnecessariamente. Em sua cover letter é importante que você destaque sua experiência(s) de trabalho relevante e como as suas qualidades irão agregar valor à empresa. Faça uma pesquisa sobre a empresa e a vaga, antes de fazer esta carta, e mostre que você está familiarizado com os objetivos da organização. Procure sempre fazer uma cover letter personalizada para cada emprego que você está aplicando e não ultrapasse 1 página.

Enderece a carta à pessoa responsável pela contratação e não esqueça de incluir o seu contato.

Uma dica dada por profissionais de recursos humanos é utilizar as palavras chaves que estão na descrição da vaga. Isso também vale para o currículo em si. E sempre peça para uma ou mais pessoas, de preferência canadenses, fazerem uma revisão da gramática.

Uma cover letter bem feita pode fazer toda a diferença para que o candidato receba ou não um convite para a entrevista.

Currículo Canadense

Da mesma forma, seu currículo deve ser profissional, suscinto, bem formatado (formatação consistente), e ter de 1 a 2 páginas, no máximo. Ao contrário dos padrões brasileiros, ele não deve ser genérico. Adeque seu currículo de acordo com a vaga em questão e foque no que é relevante, retirando as experiências que não tem importância.

Ao contrário dos padrões brasileiros, a experiência profissional é listada antes da formação acadêmica.

Incluir trabalhos voluntários que sejam relevantes a vaga é uma excelente ideia. O trabalho voluntário é valorizado no Canadá, então, toda experiência que ajude o empregador a ver os seus atributos será benéfica e terá um impacto positivo.

Forneça dados quantitativos sempre que possível. Por exemplo, aumento de vendas em 15%, responsável pela supervisão de 5 funcionários etc.

Curriculo Canadense
Curriculo Canadense

Informações Pessoais

Dados pessoais como idade, estado civil e foto não são inclusos, basta seu nome e sobrenome, endereço, email e telefone de contato. Utilize um email que seja profissional, nada de emails que contenham apelidos como “gigi@hotmail.com”. Também não é recomendado incluir hobbies e interesses pessoais. Como mencionado acima, manter o currículo suscinto é essencial. Nunca forneça seu SIN (social Insurance number) em seu currículo.

Linkedin

Ao iniciar sua busca por uma vaga de trabalho, não podemos de deixar de mencionar a importância do Linkedin, que é uma plataforma de mídia social para profissionais, muitíssima utilizada no Canadá. O Linkedin lhe permite procurar uma vaga de emprego pela localização desejada e por palavras chaves. Você, inclusive, pode programar seu Linkedin para receber notificações de novas oportunidades. Uma dica importante é ativar o botão “I’m interested”, permitindo que empresas de recrutamento vejam que você está à procura de novas oportunidades.

Além da busca de emprego, o Linkedin lhe permite manter seu network sempre atualizado e receber notícias da área de seu interesse.

Certifique-se de que seu perfil contém as suas experiências de trabalho e voluntariados relevantes, escolaridade e certificados. Utilize uma foto de ótima qualidade, de preferência profissional.

www.linkedin.com

Outra opção bastante popular no Canadá para buscar e se candidatar a empregos online é o Indeed.

www.indeed.com

Empresas de Recrutamento

Empresas especializadas em recrutamento são a solução para muitos. Não são todos que irão conseguir um emprego utilizando os serviços destas empresas, porém, quanto mais você tentar, mais chances você terá de encontrar uma vaga de trabalho.

Algumas empresas conhecidas são: Hays, Robert Half, Randstad, AltisHR, NTTDataCanada, Veritaaq, Infotek Consulting e Kelly Services.

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

Agende sua consulta diretamente pelo nosso site clicando aqui

Texto: Juliana Dueck

 

Compartilhar esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Contato

Gostaria de agendar uma consultoria, tirar uma dúvida ou deixar um comentário para nós?

Envie uma mensagem abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Fechar Menu