Como fazer transferência de dinheiro para o exterior?

Você está visualizando atualmente Como fazer transferência de dinheiro para o exterior?

Uma das primeiras dúvidas de quem está indo morar no Canadá é: “Como faço para transferir dinheiro do Brasil para o exterior?”. Esta matéria vai responder a esta pergunta e trazer diversas opções em relação a transferência de dinheiro internacional.

De uma maneira geral, estamos bem servidos quanto as opções disponíveis para transferir dinheiro para outro país e não há mais razão para ter dores de cabeça por causa disto. Sem contar que o processo é bem simples e sem burocracia.

Antes de iniciar suas transferências, uma primeira opção para quem está vindo para o Canadá ou outro país do exterior e que não paga taxa alguma, é trazer o dinheiro consigo na viagem de avião. O limite em espécie estipulado pela Receita Federal, sem ter a necessidade de declarar o valor, é de R$ 10.000,00. Para quantidades acima deste valor, é necessário apenas ser declarado a Receita Federal e não há cobrança de tributos. Para isto, basta preencher online o formulário e-DBV (Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) e apresentar para a Receita Federal antes do seu embarque, junto com os seguintes itens listados abaixo:

  • O montante, em espécie, declarado;
  • Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV);
  • Comprovante de aquisição da moeda estrangeira em banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no País, em valor igual ou superior ao declarado;
  • Declaração apresentada à unidade da RFB, quando da entrada no território nacional, em valor igual ou superior àquele em seu poder;
  • Comprovante do recebimento em espécie ou em cheques de viagem, por ordem de pagamento em moeda estrangeira em seu favor, ou de saque mediante a utilização de cartão crédito internacional, na hipótese de viajante não residente no Brasil, estrangeiro ou brasileiro.

 

Como fazer a transferência para o exterior

Já para fazer a transferência de dinheiro para o exterior, por meio de uma empresa que presta este tipo de serviço, o preço sempre vai ser calculado em cima de 3 fatores: Taxa de transferência, IOF e a taxa do câmbio. O que varia de uma empresa e outra, é a taxa de transferência e o valor do câmbio, que podem ter diferenças significativas entre elas. As remessas para o exterior podem ser mais baratas uma vez efetuadas online, através de startups que oferecem tarifas menores e taxas de câmbio mais atrativas que os bancos tradicionais. Então é sempre bom comparar, antes de definir a empresa que irá fazer a transferência para garantir que está fazendo o melhor negócio.

Quais opções o mercado oferece?

Uma das opções mais populares e mais em conta é a Transferwise, empresa fundada pelos mesmos criadores do Skype, operada totalmente online.  Atualmente a taxa de transferência é de 2,8% sobre a transação, já incluso o IOF, sendo R$ 9.000,00 o valor máximo permitido por mês e por CPF. A taxa de câmbio é bem atrativa e mais baixa que a taxa nas casas de câmbio, então fica aí uma dica da Entry Canada para quem viaja a turismo e tem algum parente ou conhecido que tem conta em banco no país escolhido como destino: ao invés de comprar dólares nas casas de câmbio no Brasil para viajar ao exterior, opte por usar o Transferwise, sai bem mais em conta e você só precisa enviar para uma conta no exterior, para depois poder sacar.

No site da Transferwise, é possível simular o valor da taxa de transferência e o valor do câmbio sem mesmo precisar estar cadastrado, o cadastro só é necessário ao avançar o processo para efetuar a transferência e o pagamento é feito através de boleto bancário. O site é bem didático e auto explicativo, o que ajuda muito na interface com o usuário. O único ponto desfavorável para quem tem urgência em receber o dinheiro transferido, é que normalmente a transação pode demorar até 5 dias úteis para ser efetivada.

Outra opção bastante popular também, é o Western Union, empresa americana fundada em Nova York. Assim como o Transferwise, a Western Union também tem limite mensal de transferência. Suas taxas são um pouco mais elevadas, mas é reconhecida pela rapidez no recebimento do dinheiro no exterior ou no Brasil, pois em muitos casos, é possível sacar a quantia recebida no mesmo dia que foi enviado. Com agências localizadas em estabelecimentos parceiros pelo Brasil, como o Banco do Brasil, Bradesco, Lojas Riachuelo, entre outros, é possível transferir dinheiro do exterior para o Brasil e seu destinatário retira em uma destas agências, ou se preferir, a transferência também pode ser feita direto para uma conta bancária. Também é possível enviar dinheiro do Brasil para o Canadá, porém para valores maiores do que CAD $1.000 a transferência é realizada por um braço da Western Union, a WU Online FX service. As taxas variam conforme o valor a ser transferido e o país que vai receber o dinheiro.

Outra alternativa é o Remessa Online, startup mais recente neste meio de transferências online, que apresenta taxas tão competitivas quanto o Transferwise. Todo processo também é feito online e bem transparente, na página inicial do site você já consegue fazer simulações dos valores de transferência, a fim de saber qual o valor da taxa que será cobrada.

O PayPal, plataforma já muito conhecida e confiável, também oferece a opção de transferência internacional, mas as taxas que incidem na transferência podem ser bem salgadas. Todavia, seu processo de transferência é bem simples e tanto o remetente quanto o destinatário, precisam apenas ter uma conta registrada no PayPal para dar início ao processo.

Além das opções listadas acima, é possível também fazer transferências internacionais através de uma instituição financeira no Brasil, no caso, um banco tradicional. O envio dos recursos é feito por meio da chamada ordem de pagamento e as taxas variam de acordo com o banco, sendo normalmente mais altas do que as opções que citamos acima. A desvantagem é, que a taxa é cobrada pela instituição financeira no Brasil e também pela instituição financeira do país no exterior, que vai processar este dinheiro quando recebê-lo, ou seja, você é cobrado duas vezes. Quando os valores são superiores a 10.000 dólares americanos ou o equivalente em outra moeda, o processo tende a burocratizar um pouco mais, a fim de evitar lavagem de dinheiro.

Abaixo link para os sites mais populares de transferência de dinheiro para o exterior:

Transferwise: www.transferwise.com 

Western Union: www.westernunion.com.br

Remessa online: www.remessaonline.com.br

Pay pal: www.paypal.com

 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá:

https://entrycanada.com/quem-somos/

info@entrycanada.com

Texto: Melina Daleva

Fontes:
Receita Federal
Transferwise
Western Union
Banco Bradesco
Banco Itaú
Pay pal