Creche no Canadá, como funciona?

Você está visualizando atualmente Creche no Canadá, como funciona?

As creches no Canadá são pagas e destinadas a crianças com menos de 4 e 5 anos de idade. Após esta idade, a criança terá acesso ao ensino público. Os requisitos de idade variam de província para província. Elas precisam, ainda, atender às regulamentações de cada província e devem ser licenciadas. Fiscalizações relativas à saúde, qualificações das equipes, treinamentos, programações adequadas, por exemplo, são feitas regularmente pelo governo.

 

Tipos de creches no Canadá:

 

 

Daycare:

Este tipo é o mais próximo que temos da creche no Brasil. Normalmente, recebem crianças a partir de 12 a 18 meses, há a separação por faixa etária, direcionamento pedagógico com profissionais especializados e o espaço é maior proporcionando maior quantidade de atividades como artes, dança, brincadeiras, excursões entre outras.

Importante salientar que não são todos os daycares que oferecem a comida durante o dia. Em alguns deles, o responsável deverá enviar, diariamente, a refeição das crianças, o que, por outro lado, barateia o valor da mensalidade.

Funcionamento: Os programas de daycares, normalmente, são de período integral, de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 6 da tarde, mas também oferecem planos de meio período, de acordo com as necessidades da família.

Importante lembrar que os pais devem estar preparados para os dias sem aulas, já que o daycare também acompanha o calendário oficial de feriados. Caso você vá sair de férias, normalmente, você deve continuar pagando a mensalidade para não perder sua vaga.

 

Valores:

Os valores das mensalidades dos daycares variam muito dentro da mesma cidade e de província para província. A idade da criança e bairro também irão influenciar na mensalidade. Alguns daycares são subsidiados por programas do governo, o que reduz muito o valor das mensalidades. Estas instituições possuem longas listas de espera, por serem muito procuradas.

Uma média mensal é de aproximadamente CAD$1.000, podendo chegar perto de CAD$2.000 em Toronto e Vancouver.

 

Dayhome licenciada:

Este tipo de creche funciona na casa de uma pessoa, que é autorizada e licenciada pelo governo para prestar este tipo de serviço. A quantidade de crianças é limitada e não há separação por faixa etária. Caso você queira que seu filho tenha contato com a língua materna, o dayhome é uma ótima opção, pois você encontra ótimos dayhomes brasileiros, em que se fala português com as crianças e, ainda, tem aquele feijãozinho como parte do cardápio do dia-a-dia.

A rotina de atividades e estrutura do ambiente irão variar grandemente de dayhome para dayhome, ao contrário dos daycares, que seguem, em sua maior parte, um padrão. Quando você fizer a sua pesquisa, aproveite para tirar todas as suas dúvidas: as crianças tem horário de brincar ao ar livre? as crianças assistem televisão? As crianças tiram um cochilo? Vocês têm colchão ou berço? Se o responsável pelo dayhome estiver doente, existe um auxiliar responsável ou não posso trazer meu filho? As perguntas são várias…

Funcionamento: Os horários dos dayhomes são semelhantes aos da creche, porém as vezes mais flexíveis por funcionarem em casa de família.

Valores: Os dayhomes são tipicamente mais em conta do que um daycare.

 

Pre-school:

Voltada para crianças de 3 a 5 anos, o pre-school conta com programas pedagógicos mais avançados e é considerada como uma preparação para o início da alfabetização. A maioria das pre-schools funciona de 2 a 3 vezes por semanas apenas.

Muitas escolas, públicas e particulares, também oferecem pre-school. Algumas creches também possuem turmas de pré-escola para a preparação dos maiores para a nova etapa.

 

Before and After Care

Quando a criança começa a frequentar a escola e seus pais não tem disponibilidade para deixar e buscar a criança nos horários escolares, na maioria das vezes por conta do trabalho, existe a opção de utilizar o Before and After Care.

Poucas escolas oferecem esse serviço, ele é mais oferecido por dayhomes e creches. Os pais deixam a criança no local que oferece o serviço e eles levam e/ou buscam a criança no colégio, ou seja, é um serviço basicamente de transporte e supervisão.

Valores: A mensalidade é de aproximadamente CAD$500 por mês.

 

Uniformes:

No Canadá, normalmente, as crianças não usam uniformes nas creches. Cada criança possui seu pequeno espaço, um pequeno armário, como os que vemos em vestiários, aqui chamados de lockers, nos quais os pais podem deixar roupas extras, casacos e outros acessórios para as brincadeiras do lado de fora. E, sim, normalmente, até 15 graus negativos, as crianças saem para brincar.

 

Banho:

Uma grande diferença da creche canadense, especialmente quando falamos dos bebês, é que, aqui, as cuidadoras não dão banho nos bebês e toda a higiene é feita com lenços umedecidos, diferentemente do Brasil.

 

Rotina:

Com relação à rotina das crianças, os programas se assemelham com os do Brasil. A criança tem todo o acompanhamento relativo às atividades do dia-a-dia, e os pais podem acompanhá-las através das anotações na agenda da criança, sobre alimentação, atividades, sono e função intestinal. Além disso, com frequência, são enviados aos responsáveis relatórios sobre o comportamento da criança e a sua adequação aos objetivos pedagógicos de acordo com a idade.

O sistema de ensino canadense prioriza a independência da criança e ensina o respeito ao espaço do outro. As crianças se adaptam rapidamente. E não tenham medo com relação à língua, as crianças são muito flexíveis e aprendem com uma velocidade enorme.

 

Como achar uma creche?

Existem vários sites que ajudam na procura de creches. Os links que compartilhamos abaixo são do governo de algumas províncias. É de grande importância que você faça sua própria pesquisa, atenda a “open houses” – apresentação aberta ao público, fale com outros pais, cheque as avaliações da instituições na internet, para escolher a melhor opção para sua família.

http://www.humanservices.alberta.ca/oldfusion/ChildCareLookup.cfm

https://www.iaccess.gov.on.ca/LCCWWeb/childcare/search.xhtml

https://www2.gov.bc.ca/gov/content/family-social-supports/caring-for-young-children/search-for-child-care

https://direct3.gov.mb.ca/daycare/fs/fs.nsf/welcome?openForm&LAN=1

 

Gostou de saber um pouco mais sobre viver no Canadá? Fale com a nossa consultora de imigração credenciada e descubra a melhor maneira de imigrar para o Canadá: info@entrycanada.com

 

Texto:

Flavia Candido